Histórico

Ciclismo indoor

Bicicletas estacionárias já existem há muito tempo. O exemplar mais antigo conhecido data de 1884.

Os primeiros rolos de treinamento, onde você utiliza a própria bike para treino indoor, surgiram na Europa, na década de 50. Estes equipamentos foram criados para viabilizar o treinamento dos atletas durante o inverno, quando o frio e também a neve impediam a sequência de treinos na estrada.

A modalidade Spinning foi criada no final da década de 80 pelo ciclista de provas de ultra distâncias, o Sul-Africano Johnnathan Goldberg. Durante a preparação para o Race Across Ameria (RAAM) de 1987, Johnny G. sentiu a necessidade de mudar o seu planejamento de treinos. Após pedalar por 24 h, cair da bicicleta e escapar por pouco de um carro às duas da manhã numa estrada, Johnny decidiu construir uma bicicleta estacionária que pudesse reproduzir a geometria e simular as condições de treinamento. A bike foi construída a partir de peças de uma bike de estrada e estrutura metálica. Johnny pedalava entre 1.100 km e 1.300 km por semana. De obra caseira, o Spinning virou negócio em 1989, quando ele abriu sua primeira academia de ginástica evoluindo para a fabricação das bicicletas estacionárias e o programa de treinamento indoor largamente encontrado nas academias do mundo.

TIPOS DE ROLO DE TREINAMENTO

Existem 3 tipos de rolos de treinamento:

i. Rolo fixo

a bike fica presa, geralmente apoiada no eixo da roda traseira. A roda traseira fica em contato com o rolete e este rolete, em geral, está associado a um sistema de resistência (mecânico, hidráulico, magnético e eletromagnético). Alguns modelos tem a opção de interatividade, ou seja, conexão via software á computador/celular para planejar e rodar a sequencia de exercícios (alterações de esforço) automaticamente. O custo deste rolo é dependente do tipo de resistência, os mais simples, porém pouco eficientes, são mecânicos e a regulagem é feita pressionando o rolete contra o pneu. Outro tipo de resistência mecânica se consegue com aplicação de ventilador, estes rolos já são significativamente mais caros que os primeiros. Rolos hidráulicos representam melhor a variação da resistência com velocidade. Com a resistência eletromagnética foi possível variar o esforço eletronicamente, podendo assim controlar o rolo a partir de computador ou smartphone.

NEWSLETTER

Cadastrando-se você receberá promoções e novidades.

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.