Rolo de Treinamento

TREINAMENTO INDOOR

Perguntas mais Frequentes

 

• Por que utilizar um rolo de treinamento?

A principal utilização do rolo é manter o treinamento sem a necessidade de sair na rua ou estrada, o que é necessário em diversas situações, taix como condições climáticas adversas e quando as ruas não oferecem a devida segurança (trânsito, assaltos, etc).

O rolo também é muito eficiente para aquecimento, logo é largamente utilizado por atletas para aquecimento antes de competições.

É uma excelente ferramenta para o desenvolvimento da técnica e equilíbrio, proporcionado melhores coordenação e controle da bike

Ainda, é bastante útil para treinos regenerativos após competições ou treinos mais forçados.

 

• Qual o tipo de bike posso utilizar no rolo de treinamento Easy Scroll?

O rolo é compatível com praticamente todas as bikes de estrada (speed), mountain bikes, bikes de passeio, híbridas e BMX com tamanho de roda entre 24” e 29” e distância entre eixos entre 94 cm e 120 cm.

O rolo conta com regulagens de modo a ajustar a posição do cilindro dianteiro em relação à roda dianteira da bike. Consulte o manual do usuário para verificar como regular o rolo. Eventualmente é necessária a substituição da correia.

 

• A bike fica presa ao rolo de equilíbrio?

Não, e este é o grande diferencial deste tipo de rolo: Você precisa se equilibrar! Isso torna a pedalada menos monótona, além de desenvolver a técnica da sua pedalada e seu domínio sobre a bike.

 

• É possível regular o esforço utilizando o rolo de equilíbrio?

Sim! A regulagem do esforço se dá através das marchas da bike.

O esforço é diretamente proporcional à velocidade de giro das rodas. Logo, mantendo a mesma cadência, há uma grande variação na potência. Você pode variar desde simplesmente girar as pernas em exercícios de recuperação até simular subidas e sprints.

 

• Posso comparar dados de treino no rolo com o treino na estrada?

Não, a razão esforço/velocidade que você vai fazer no rolo não é proporcional à aplicável na estrada.

Inclusive os dados do treino no rolo de alguém ou até mesmo treino anterior no próprio rolo podem ser mascarados devido à mudança de algum fator, tal como peso do conjunto bike + ciclista, o tipo e pressão do pneu utilizado.

Também não é possível comparar o tempo do treino, uma vez que o treino no rolo é mais intenso (não há descidas nem paradas de pedalar).

 

• Como é a manutenção do rolo? Exige muito cuidado?

O rolo praticamente dispensa manutenção, seus rolamentos são blindados e vem lubrificados de fábrica.

O mecanismo do rolo é muito simples, dificilmente necessita mão de obra especializada, desde que as ferramentas corretas sejam utilizadas.

Caso ocorra algum problema, entre em contato conosco (contato@easyscroll.com.br) relatando o problema e avaliamos o caso, passando as instruções para sanar.

Lembre-se que a desmontagem do rolo quando não autorizada por nós implica em perda de garantia.

 

• É possível simular condições específicas como sprints e subidas?

Sim. Para isso, você regula a marcha para fazer um esforço compatível com a simulação desejada. Para simular subida deve-se utilizar marchas pesadas associadas a uma menor rotação dos pedais.

Para lhe guiar melhor quanto ao esforço nestes exercícios, é recomendado o uso de monitor cardíaco ou medidor de potência e utilizar como parâmetros a FC e potência orientadas por profissional competente ou então aquelas obtidos no mesmo exercício da estrada.

 

• Qual o tempo recomendado para treinamento no rolo?

Depende do seu objetivo e programa de treinamento. Em geral são passados treinos no rolo com duração entre 45 minutos e 1 hora. Mas não restritos a estes valores.

Consulte um profissional qualificado. Na internet também se encontra propostas de treinos passadas por alguns treinadores.

Lembre-se que o rolo lhe proporciona um treino mais intenso.

 

• Há risco de cair do rolo?

O risco de cair existe, assim como existe o risco de cair andando na rua. Porém se você cair será apenas para o lado (você está parado!). Não há risco de você e/ou sua bike rolarem pela sala em caso de quedas.

Posicione o rolo próximo a algo que possa servir de apoio (porta, corredor, corrimão, móvel). Evite posicionar o rolo próximo a objetos que possam lhe machucar em caso de queda.

 

• A falta de vento prejudica o treino no rolo?

A falta de vento realmente é um problema uma vez que a transpiração é mais intensa quando há ausência de vento. O calor do corpo e a respiração esquenta o ar no ambiente e faz com que a transpiração seja mais intensa do que em condições normais de treino na rua ou estrada. No caso de não haver ventilação natural suficiente, é recomendado o uso de um ventilador, mesmo que seja em dia frio. A circulação do ar mantém a temperatura mais agradável e ajuda com a evaporação do suor. É importante atentar para a hidratação, compensando a transpiração excessiva.

 

• O rolo é barulhento?

Quando se utiliza pneus lisos, o rolo é bastante silencioso. Pode ser utilizado em apartamentos sem atrapalhar os vizinhos de baixo ou de lado.

Porém os cravos dos pneus, especialmente de MTB, provocam um ruído maior. Pode ser incômodo para quem estiver no mesmo ambiente.

 

• Gasta muito pneu?

Não. Ao contrário dos rolos fixos, os rolos de equilíbrio possuem uma ampla área de rodagem. Ainda, esta superfície é lisa, sem acelerar o processo de desgaste do pneu.

 

• Qual o peso máximo suportado?

Não há limite para o peso do conjunto ciclista + bike. A construção do rolo leva em consideração outros fatores no dimensionamento dos componentes. Não há histórico de falhas devido ao peso do ciclista e há feedback positivo de usuários que iniciaram os treinos no rolo quando tinham mais de 120 kg.

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