Rolo de Treinamento

TREINAMENTO INDOOR

Histórico

Ciclismo indoor

Bicicletas estacionárias já existem há muito tempo. O exemplar mais antigo conhecido data de 1884.

Os primeiros rolos de treinamento, onde você utiliza a própria bike para treino indoor, surgiram na Europa, na década de 50. Estes equipamentos foram criados para viabilizar o treinamento dos atletas durante o inverno, quando o frio e também a neve impediam a sequência de treinos na estrada.

A modalidade Spinning foi criada no final da década de 80 pelo ciclista de provas de ultra distâncias, o Sul-Africano Johnnathan Goldberg. Durante a preparação para o Race Across Ameria (RAAM) de 1987, Johnny G. sentiu a necessidade de mudar o seu planejamento de treinos. Após pedalar por 24 h, cair da bicicleta e escapar por pouco de um carro às duas da manhã numa estrada, Johnny decidiu construir uma bicicleta estacionária que pudesse reproduzir a geometria e simular as condições de treinamento. A bike foi construída a partir de peças de uma bike de estrada e estrutura metálica. Johnny pedalava entre 1.100 km e 1.300 km por semana. De obra caseira, o Spinning virou negócio em 1989, quando ele abriu sua primeira academia de ginástica evoluindo para a fabricação das bicicletas estacionárias e o programa de treinamento indoor largamente encontrado nas academias do mundo.

i. Rolo fixo

 

a bike fica presa, geralmente apoiada no eixo da roda traseira. A roda traseira fica em contato com o rolete e este rolete, em geral, está associado a um sistema de resistência (mecânico, hidráulico, magnético e eletromagnético). Alguns modelos tem a opção de interatividade, ou seja, conexão via software á computador/celular para planejar e rodar a sequencia de exercícios (alterações de esforço) automaticamente. O custo deste rolo é dependente do tipo de resistência, os mais simples, porém pouco eficientes, são mecânicos e a regulagem é feita pressionando o rolete contra o pneu. Outro tipo de resistência mecânica se consegue com aplicação de ventilador, estes rolos já são significativamente mais caros que os primeiros. Rolos hidráulicos representam melhor a variação da resistência com velocidade. Com a resistência eletromagnética foi possível variar o esforço eletronicamente, podendo assim controlar o rolo a partir de computador ou smartphone.

 

TIPOS DE ROLO DE TREINAMENTO

Existem 3 tipos de rolos de treinamento:

 

ii. Rolo de transmissão direta (Direct Drive)

 

Para montar a bike neste rolo é necessário remover a roda traseira da bike, sendo que as engrenagens estão no próprio rolo. Este dispõe das tecnologias de resistência e interatividade mais avançadas, presentes nos rolos fixos e em geral são os mais caros, podendo ultrapassar U$ 2.000.

iii. Rolo de equilíbrio (rolo solto ou Rolo Triplo)

 

Composto de 3 cilindros, a bike é posicionada sobre o rolo de modo que a roda traseira fique entre dois cilindros e a roda dianteira sobre um cilindro. Uma correia transmite o movimento entre o cilindro do meio e o dianteiro e o movimento síncrono de ambas rodas da bike permite que o ciclista se equilibre.

O treino no Rolo de Equilíbrio tem a grande vantagem de trabalhar não apenas o esforço da pedalada, mas também o equilíbrio. Para se manter em pé é necessário o efeito giroscópico da rotação das rodas, viabilizando o equilíbrio. A resposta da bike a movimentos do guidão são mais intensas. Ainda, os movimentos desnecessários do corpo (tórax e quadril) tendem a dificultar o equilíbrio e intuitivamente o ciclista deixa de fazer os mesmos, concentrando os esforços no movimento da pedalada.

Esta maior exigência faz com que seja desenvolvida a técnica da pedalada e o equilíbrio, e o usuário do rolo passa da ter dominar melhor a bike, fazer uma trajetória mais retilínea e ter uma pedalada mais eficiente.

Além do uso para treinamento, rolos de treinamento são itens obrigatórios para o aquecimento de ciclistas profissionais antes de competições. Especialmente provas de contra relógio, mountain Bike XC, Down Hill e BMX.

ROLOS DE TREINAMENTO EASY SCROLL

 

O primeiro rolo de treinamento Easy Scroll nasceu no inverno de 2002, quando Isac Martinello, praticante de ciclismo e MTB conciliava suas atividade acadêmicas e profissionais com o esporte, impossibilitado muitas vezes de realizar um treino completo por falta de tempo ou pelo clima desfavorável do sul do país.

 

Naquela época, era raro encontrar rolos de treinamento, Martinello já havia pedalado em um rolo de seu então vizinho Charles Lamb. Lamb era um ciclista veterano, com grande no ciclismo e bons conhecimentos em usinagem e mecânica. Charles possuia 2 rolos construídos por ele próprio em sua oficina, cada um com suas particularidades e diferentes materiais empregados, todos oriundos de peças de máquinas industriais desmontadas.

 

Após larga pesquisa Martinello não encontrou um rolo disponível no mercado nacional, e as marcas internacionais tinham um preço alto, sem contar os custos de importação e frete.

Seguindo alguns conselhos de Charles, e por trabalhar em empresa ligada ao setor metal-mecânico, Martinello partiu para construir seu próprio rolo. Em seu projeto inicial, Martinello empregou materiais novos e encontrados comercialmente em lojas especializadas. A ideia deu certo, e em seguida Roberto Rodrigues Júnior, proprietário de uma Bike Shop no Rio Grande do Sul o incentivou a construir mais algumas unidades para colocar a venda, uma vez que frequentemente haviam clientes a procura de rolos em sua loja. Martinello havia conseguido construir um rolo com qualidade, por um preço atrativo. Martinello tinha os rolos como uma renda alternativa, e paralelamente seguiu seus estudos.

 

Bem, a utilização do rolo fez efeito, em 2003 Martinello foi vice-campão gaúcho de ciclismo, mesmo ano que concluiu a graduação em Engenharia Civil. Cursando mestrado entre 2004 e 2006, Martinello acumulou alguns resultados expressivos no ciclismo nacional, como Campeão Gaúcho de MTB Maratona em 2005, participação de voltas internacionais (Volta de Porto Alegre 2004 e 2005 e Volta do Rio 2004). Posteriormente Martinello seguiu carreira profissional na área de Engenharia, o que o impediu de seguir com os treinos para competições.

 

Impedido também de continuar responsável pela produção dos rolos, em 2006 a produção, passou para a empresa onde ele trabalhava, a Metalúrgica Makofer Ltda, em São Leopoldo – RS (www.makofer.com.br). Embora afastado da produção, Martinello sempre acompanhou o processo de perto, prestando suporte técnico, especialmente no pós venda, aperfeiçoamento do produto e desenvolvimento de novos produtos.

 

 

Após um grande trabalho entre 2014 e 2016, a equipe da Metalúrgica Makofer em conjunto com empresas parceiras , em Março de 2016 foi lançado o Easy Scroll Evolution. Um novo modelo de rolo de treinamento, totalmente remodelado, que mantém a qualidade do já consagrado Easy Scroll Clássico. e agrega praticidade com suas laterais tubulares articuladas, leveza com seus cilindros de alumínio e segurança com as polias em formato hiperbólico.

FOTO DO ROLO QUE ERA SEU E DO ROLO EVOLUTION (TIRADA EM NOVA PETROPOLIS)

Junto com o lançamento do Evolution, também foi lançado o kit upgrade, onde usuários do Rolo Clássico poderão obter o benefício das polias em formato hiperbólico mediante da substituição apenas do cilindro dianteiro, sem necessitar trocar todo o equipamento.

Novidades ainda estão por vir. Siga Easy Scroll no facebook e acompanhe nossa evolução. Atualmente os produtos Easy Scroll são encontrados em lojas por todo o país sendo o maior fabricante nacional de rolos de treinamento.

NEWSLETTER

Cadastrando-se você receberá promoções e novidades.

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

NEWSLETTER

Cadastrando-se você receberá promoções e novidades.